OpenVMS ou Open Virtual Memory System : O SO de servidor High End

OpenVMS ou Open Virtual Memory System é um sistema operativo de servidor de 32 e 64 bits de gama alta que tem uma interface gráfica de utilizador (GUI) com suporte gráfico completo. É mantido pela Hewlett Packard e o Código Fonte deste SO Servidor está disponível para compra – esta é a razão para o nome “Open”. OpenVMS é um exemplo de software pago, não de Software de Código Aberto, mas OpenVMS é classificado como Sistema Operativo de Código Fechado.

Breves detalhes de OpenVMS ou Sistema de Memória Virtual Aberta

O OpenVMS ou Open Virtual Memory System por origem é um dos antigos sistemas operativos – iniciou a sua viagem em 1975. O OpenVMS foi concebido para funcionar em Servidores baseados em Endereço Virtual eXtension (VAX) e Intel Itanium. DEC foi o proprietário original, mais tarde a Compaq adquiriu-o, depois a Compaq foi adquirida pela Hewlett Packard. As pessoas interessadas em Empresas e Tecnologia, estão provavelmente cientes de que a Compaq adquire tempo. Foi controverso para os meios de comunicação e, em última análise, todos os softwares e hardwares da Compaq foram para a HP.  Hewlett Packard tinha muitas razões, estratégias para adquirir a Compaq e este SO, OpenVMS estava definitivamente na sua grande lista de benefícios.  Hewlett Packard é bem conhecida pelos sistemas operativos atípicos e OpenVMS está definitivamente a ser desenvolvido e mantido pela Hewlett Packard.

OpenVMS é um Sistema Operativo com muitas peculiaridades. Escrevemos sobre as diferenças entre o Sistema Operativo Servidor e o Sistema Operativo Desktop, a maioria não tem GUI, usamos comandos para o utilizar, mas o OpenVMS tem GUI. Esta GUI é suportada por hardware e o Microsoft Windows NT parece (como aquela GUI do OpenVMS veio antes) OpenVMS, não se chamava OpenVMS nessa altura. A razão não é a inspiração patética da Microsoft a partir da GUI de outros sistemas operacionais, mas sim porque o Prof. Dave Cutler, praticamente cuja criação foi OpenVMS, se juntou à Microsoft. O OpenVMS é largamente conhecido pela comunidade hacker como SO não pirateável.

OpenVMS e FreeVMS

Como a onda está a desenvolver alternativas de código aberto, o FreeVMS surgiu como uma verdadeira alternativa de código aberto. O projecto GNV é apoiado pela HP.

O OpenVMS tem o suporte de c-Class Integrity blade server desde 2007. É considerado como um dos sistemas operativos mais robustos e utilizado por empresas multinacionais, incluindo a Fiat. O OpenVMS pode ser executado como convidado sob HPVM.