Edição Capivari/SP

Página

Apresentação do Projeto Jovem Hacker – Edição Capivari

A Edição Capivari do Projeto Jovem Hacker esta sendo realizada como uma ação de extensão do Instituto Federal de São Paulo – Campus Capivari, tendo como destinatários diretos, alunos do nono ano das escolas públicas de Capivari.

Em consonância com outras edições do Projeto Jovem Hacker, esta edição tem como objetivo principal auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente e se empodere dos rumos da nossa sociedade, exercitando o protagonismo peculiar a juventude através de praticas colaborativas e de partilha, tendo como norteadores os movimentos pela cultura digital, software livre, hardware livre, dados abertos e o trabalho colaborativo.

Para que este objetivo seja atingido, os adolescentes participantes do projeto, passarão por um caminho de formação composto de quatro módulos:

Módulo 1 – Introdução ao computador e a lógica: Construindo o meu computador;

Objetivo: Propiciar aos participantes o entendimento sobre o funcionamento do computador tanto em nível de hardware quanto software. Esta experiência é trabalhada de forma prática, onde cada aluno monta seu próprio computador e instala o seu sistema operacional. Este computador é utilizado por ele ao longo de todo o curso. Quanto aos conhecimentos de lógica, alguns exercícios com Scratch ou PyGames ajudam os alunos a entenderem a lógica computacional em seus níveis.

Módulo 2 – Redes de computadores e a Web: Conectando-nos com o mundo!

Objetivo: Introduzir os participantes no mundo da internet e das redes de computadores. Neste módulo, os participantes constroem a rede de computadores do Telecentro, experimentando na prática os conhecimentos adquiridos. Uma vez conectados uns aos outros e na internet, chega o momento deles compreenderem melhor como funciona a Web, cercada por seus navegadores, servidores e suas linguagens (HTML, CSS, PHP, etc).

Módulo 3 – Desenvolvimento de projetos e aplicativos: Autores e Protagonistas!

Objetivo: Aprimorar os conhecimentos sobre desenvolvimento de software iniciados no módulo anterior, permitindo que eles entendam que são autores perante as tecnologias e não meros receptores. Desenvolvem-se aqui noções gerais das linguagens que compõe a web (HTML, CSS, JavaScript, PHP, Python), de forma prática, onde cada participante pode desenvolver seu próprio site com os conhecimentos adqueridos ao longo dos encontros.

No módulo 3 os participantes irão compreender melhor conceitos relacionados ao desenvolvimento de softwares livres e a importância desse tema para a autonomia em relação a tecnologia. É apresentado aos participantes sistemas de compartilhamento de código e desenvolvimento colaborativo como o GitHub por exemplo. Discutisse aqui a lógica de desenvolvimento partindo do remix e reuso de código existe em contraste com o desenvolvimento tradicional.

Módulo 4 – Solucionando problemas da nossa comunidade: As tecnologias a serviço da Comunidade!

Objetivos: Contribuir para a comunidade local, assim como aprimorar nos participantes o desejo de serem participantes ativos em suas comunidades, identificando problemas, analisando de forma colaborativa e galgando soluções que melhorem de fato a vida da sociedade. Neste módulo os participantes identificam problemas cujo quais, podem ser solucionados ou amenizados através das tecnologias aprendidas ao longo do projeto. Esses problemas são discutidos junto ao grupo, soluções são pensadas e executadas. Ao final, as pessoas da comunidade são convidadas para um Workshop de exposição das soluções criadas pelos participantes do projeto. Este módulo prevê também a execução de um Install Fest, onde os participantes podem ter a oportunidade de partilhar os conhecimentos adquiridos com seus familiares, amigos e vizinhos através de breves oficinas, suportadas também pelos bolsistas e docentes.

Todas as etapas do Projeto Jovem Hacker – Edição Capivari envolvem localmente discentes bolsistas do IFSP, docentes e técnico-administrativos, que juntos com o público-alvo buscam desenvolver um ecossistema de colaboração, interagindo diretamente com o coletivo Jovem Hacker em um planejamento conjunto com a edição Edição Cultura Digital – Campinas/SP.

Um comentário sobre “Edição Capivari/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *